Fechou Negócio? E Agora? Como Manter e Conquistar Cada Vez Mais no Mercado
Apenas alcançar o topo não é suficiente, você precisa saber como se manter no lugar de destaque obtido. Quando se trata de gestão de vendas não é diferente, ter uma boa clientela é excelente, no entanto, é fundamental saber como mantê-la e atrair novos interessados. Fidelização de clientes e prospecção de novos interessados faz toda a diferença para o futuro do seu empreendimento.
7 Dicas de como manter e conquistar novos clientes
Fechar um negócio é sempre muito bom, contudo, saber como estruturar seu plano de ação posteriormente é ainda mais relevante. Manter e atrair novos clientes não precisa ser uma tarefa difícil, a questão é empregar algumas estratégias diferenciais no cotidiano.
1 – Mantenha o foco no público-alvo
Você certamente já ouviu aquela máxima que diz que aquele que tudo quer nada tem, no mercado corporativo essa lógica se mostra bastante válida. Não adianta tentar conquistar um grande número de clientes se esses indivíduos não têm interesse real no seu produto ou serviço. O mais inteligente e proveitoso a fazer é focar no público-alvo verdadeiro da sua marca.
Para saber exatamente qual é o perfil ou perfis dos potenciais consumidores é importante fazer uma extensa pesquisa a respeito de posicionamento no mercado. Saber como a sua empresa é vista pelos consumidores e quais as demandas que somente ela é capaz de atender em comparação com a concorrência. Conhecer os clientes tornará mais fácil desenvolver estratégias de fidelização e prospecção de novos clientes.
2 – Conheça os diferenciais do seu produto/serviço
Conquistar uma fatia de mercado para chamar de sua depende muito de como a sua companhia se posiciona diante da concorrência. É importante deixar claro que quando falo sobre a concorrência também estou dizendo para que o gestor olhe para dentro da sua própria organização.
As marcas que conhecem seus diferenciais frente aos concorrentes têm mais facilidade para conquistar os clientes indecisos. Claro que de nada adianta saber que seu produto é o que oferece a melhor performance ou tem a melhor relação custo/benefício se isso não for devidamente comunicado aos consumidores e aí chegamos ao próximo tópico dessa lista.
3 – Comunicação eficaz
Um bom trabalho de comunicação é imprescindível para que uma companhia conquiste e se mantenha numa posição de destaque no seu mercado. Os potenciais consumidores precisam conhecer a sua marca e ter informações coerentes que permitam identificar porque ela é a melhor para atender as suas demandas. Observe que uma comunicação eficaz não significa necessário altos investimentos em mídia.
Seguindo a primeira dica dessa lista, manter o foco no seu público-alvo, fica mais simples identificar através de quais canais é mais efetivo se comunicar com os consumidores. Em alguns casos ter páginas de redes sociais pode ser o suficiente para encontrar o cliente onde ele está.
4 – Pós-venda
A fidelização dos clientes depende da maneira como eles são tratados quando efetivam uma compra. Nos últimos anos a ideia de pós-venda vem mudando e deixando de ser um sinônimo de atendimento para resolução de problemas do cliente. Hoje em dia, as empresas investem nesse setor como um apoio e acompanhamento para os seus consumidores.
A ideia é entrar em contato com o consumidor apenas para saber como está sendo para ele a experiência com o produto/serviço buscando formas de melhorar cada vez mais esse relacionamento. Criar vínculos com os clientes é uma ótima estratégia para conseguir um posicionamento melhor no mercado.
5 – Invista na identidade da sua empresa
A marca da sua empresa precisa passar credibilidade para que ela possa se consolidar no mercado e até ser colocada no mesmo patamar de companhias maiores. Investir na criação de uma identidade visual é uma forma de criar uma imagem mais profissional para a sua organização. Tenha sempre em mente que quando o assunto é o design da marca da sua companhia não se faz gasto, mas sim investimento.
6 – Dialogue com seus clientes
Um dos grandes erros que uma organização pode cometer é o de não prestar atenção ao que seu consumidor está dizendo. O diálogo com aqueles que compram seus produtos/serviços é essencial para a construção de uma relação mais forte e duradoura.
Quando um consumidor fizer um comentário numa rede social da sua empresa é importante que tenha uma resposta o mais rápido possível. Estabeleça canais de contato para facilitar o encontro das necessidades do consumidor com as soluções oferecidas pela sua organização.
7 – Atenção ao posicionamento nos buscadores
Uma das metas de qualquer empreendimento que deseja ser bem sucedido nos dias de hoje deve ser a de aparecer num dos primeiros lugares da lista de resultados de pesquisa do Google. Para que ao pesquisar o tipo de produto que a sua companhia vende ela seja apontada pelo buscador é fundamental ter um conteúdo relevante e uma boa avaliação dos internautas. Trabalhar a comunicação online é essencial para que isso seja possível.
Fonte: Marcus Marques